Finanças para casais: 8 dicas para planejar vida financeira a dois

finanças para casais dicas para vida financeira a dois moz

O amor não paga boletos, mas ter uma vida financeira saudável impacta positivamente nos seus planos para o futuro e conquistar as coisas juntos!

Problemas financeiros impactam relacionamentos

Uma das principais causas de discussão entre casais é a vida financeira. 62% das pessoas sentem impacto das dívidas no relacionamento do casal, segundo pesquisa de 2022 da Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa.

Quando um dos cônjuges está em situação de endividamento, isso afeta o seu emocional e certas situações podem acabar afetando a relação do casal.

Tanto na hora da tomada de decisões sobre projetos de vida e dia a dia, bem como mostrar os números financeiros ao outros como salários, bônus e até as dívidas.

Essas situações podem desgastar a relação quando um dos dois tem que assumir as despesas por muito tempo, irritação pelas dívidas, acusações de má gestão de dinheiro ou mesmo queixar o outro de incompetência. Assim, muitos casais não conseguem superar juntos esse momento deliciado.

Dicas para melhorar as finanças do casal

A comunicação é fundamental para lidar com as finanças como casal. Temos algumas dicas valiosas para ter uma vida financeira saudável:

1) Definam metas financeiras conjuntas

Estabeleçam metas financeiras em conjunto, como economizar para uma casa, pagar dívidas ou planejar uma viagem. Isso ajuda a criar um senso de propósito compartilhado e motiva a trabalhar em conjunto para alcançar essas metas.

2) Orçamento do casal

Criem um orçamento mensal que reflita suas despesas, receitas e metas financeiras. Acompanhem seus gastos e façam ajustes quando necessário. O orçamento ajuda a controlar as finanças e evita gastos excessivos.

3) Combinem os pagamentos

Considerem abrir contas bancárias conjuntas para despesas compartilhadas, como aluguel, contas domésticas e despesas familiares. Decidam quanto cada um contribuirá para essas contas e monitorem regularmente os saldos.

4) Reserva de emergência

Poupem dinheiro juntos para criar uma reserva de emergência. Essa reserva deve cobrir de três a seis meses de despesas básicas. Ela ajuda a enfrentar imprevistos sem comprometer suas finanças.

5) Façam compras e gastos conscientes

Façam compras e gastos conscientes. Discutam grandes compras antes de fazê-las e evitem compras impulsivas. Estabeleçam limites para gastos individuais e evitem competições ou segredos financeiros.

6) Invistam em educação financeira como casal

Quanto mais vocês souberem sobre dinheiro, melhores decisões financeiras poderão tomar juntos. Vocês já conhecem o Descomplica Moz? É nossa plataforma com conteúdos leves sobre como planejar e organizar as finanças pessoais de forma totalmente descomplicada.

7) Comunicação clara

A comunicação é fundamental para lidar com as finanças como casal. Conversem abertamente sobre seus objetivos financeiros, despesas, dívidas e hábitos de gastos. Mantenham-se atualizados sobre a situação financeira um do outro.

8) Comemorem cada progresso

O fundamental nas economias do casal é que exista diálogo e cumplicidade para manter as finanças sobre controle! Comemorem quando alcançarem metas ou quando atingirem marcos significativos, pois vocês se sentem motivados a continuar e mantém a chama do amor acesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes sociais

Entre em contato

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de entrar em contato e seja atendido por uma pessoa real, nós vamos te ajudar!

Inscreva-se em nossa newsletter: