Você já ouviu falar sobre dívida prescrita ou dívida caducada? Apesar de ser um assunto bastante comentado, poucas pessoas realmente entendem o que isso quer dizer. Pensando nisso, criamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!
Afinal, o que significa dívida prescrita?
Uma dívida prescrita é aquela que tem mais de cinco anos. Depois desse período, ela deixa de ficar visível ao mercado por meio dos birôs de crédito, como o SPC, Serasa e Boa Vista.
Em outras palavras, essa dívida negativada não pode mais aparecer nos órgãos de proteção ao crédito e fica “invisível” para outras empresas – mas o credor ainda tem acesso a essa informação e pode continuar cobrando!
Isso também quer dizer que, mesmo depois dos cinco anos, o consumidor inadimplente pode negociar e quitar essa dívida.
Então a dívida prescrita deixa de existir?
Na verdade, não, e é aí que vários consumidores se enganam. A dívida apenas deixa de ficar visível para outras empresas, mas a pendência continua em aberto com o credor.
Como regularizar essa dívida?
Você precisa pagar! Pois para o credor, mesmo após os 05 anos, você continua tendo uma pendência. Não importa quanto tempo passou, para as empresas credoras, a maioria se dispõe a negociar essa pendência e oferecer melhores condições de pagamento para o consumidor.
Então, ficar com uma dívida caduca não compensa?
É isso mesmo. Como você percebeu, ficar com uma dívida caduca é continuar com uma pendência financeira e isso ainda pode atrapalhar o seu relacionamento com o mercado.
Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com um amigo, vizinho, familiar ou qualquer outra pessoa que queira saber mais sobre.