Dívida prescrita: Entenda de vez!

Você já ouviu falar sobre dívida prescrita ou dívida caducada? Apesar de ser um assunto bastante comentado, poucas pessoas realmente entendem o que isso quer dizer. Pensando nisso, criamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

Afinal, o que significa dívida prescrita?

Uma dívida prescrita é aquela que tem mais de cinco anos. Depois desse período, ela deixa de ficar visível ao mercado por meio dos birôs de crédito, como o SPC, Serasa e Boa Vista.

Em outras palavras, essa dívida negativada não pode mais aparecer nos órgãos de proteção ao crédito e fica “invisível” para outras empresas – mas o credor ainda tem acesso a essa informação e pode continuar cobrando!

Isso também quer dizer que, mesmo depois dos cinco anos, o consumidor inadimplente pode negociar e quitar essa dívida.

Então a dívida prescrita deixa de existir?

Na verdade, não, e é aí que vários consumidores se enganam. A dívida apenas deixa de ficar visível para outras empresas, mas a pendência continua em aberto com o credor.

Como regularizar essa dívida?

Você precisa pagar! Pois para o credor, mesmo após os 05 anos, você continua tendo uma pendência. Não importa quanto tempo passou, para as empresas credoras, a maioria se dispõe a negociar essa pendência e oferecer melhores condições de pagamento para o consumidor.

Então, ficar com uma dívida caduca não compensa?

É isso mesmo. Como você percebeu, ficar com uma dívida caduca é continuar com uma pendência financeira e isso ainda pode atrapalhar o seu relacionamento com o mercado.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com um amigo, vizinho, familiar ou qualquer outra pessoa que queira saber mais sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes sociais

Entre em contato

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de entrar em contato e seja atendido por uma pessoa real, nós vamos te ajudar!

Inscreva-se em nossa newsletter: